sábado, 3 de julho de 2010

Piatã - Chapada Diamantina a 12 graus


 Meu São João foi lá. Em Piatã, a 568 km de Salvador. Na mas alta cidade do Nordeste, entre a Serra do Tromba e do Santana. Fora dias de frio e reflexão. Minhas companhias foras mais os animais e a natureza.


 Estava acabando de preterir a companhia da natureza e dos animais do que dos humanos, e lendo um pequeno texto de Freud que diz:

Eu prefiro a companhia dos animais à companhia humana. Porque são tão mais simples. Não sofrem de uma personalidade dividida,da desintegração do ego,que resulta da tentativa do homem de adaptar-se a padrões de civilização demasiado elevados para o seu mecanismo intelectual e psíquico.O selvagem, como o animal, é cruel, mas não tem a maldade do homem civilizado. A maldade é a vingança do homem contra a sociedade, pelas restrições que ela impõe. As mais desagradáveis características do homem são geradas por esse ajustamento precário a uma civilização complicada. Muito mais agradáveis são as emoções simples e diretas de um cão, ao balançar a cauda, ou ao latir expressando seu desprazer. As emoções do cão lembram-nos os heróis antigos como Aquiles e Heitor. Certamente meu cão seria um membro menos querido na casa, se pudesse latir sua opinião sobre os traumas e complexos de Édipo.

Rapaz.. .que é isso! Achei estranho esse sentimento... mas não é que é verdade?



Depois posto mais fotos sobre essa terra fria, fria...mais muito fria!

2 comentários: